domingo, 15 de maio de 2011

Postura vencedora é imprescindível

Durante esta semana, uma aluna me fez lembrar o quanto muitos de nós somos inseguros e menosprezamos a nossa própria capacidade para fazer as coisas. O pior é que nem sempre as pessoas possuem a intenção de se rebaixarem e não confiarem na própria capacidade, mas é justamente isto que acabam fazendo.
Esta aluna que levarei como exemplo, é excelente estudante, está presente em todas as aulas, toma nota de todas as informações e possui um alto conceito com todos, mas possui um problema sério que está mais presente do que pensamos em nossas vidas. Falta acreditar, valorizar a si mesma e confiar que não é das piores.
Sempre tive um ótimo conceito de sua pessoa, mas para minha surpresa, no dia da avaliação final, quando entrei na sala com as provas, lá estava ela em um canto, encolhida e nervosa, com uma expressão tensa no olhar, temendo pelo pior. Quase não acreditei naquela expressão. Como pode alguém ficar daquela forma em uma avaliação, se sempre demonstrou ser uma das melhores alunas diante do restante da sala? Que falta de confiança era aquela? Como podia se rebaixar tanto? Enquanto ela estava ali, nervosa e determinada a fracassar, outros, que haviam faltado em várias aulas, não prestavam tanto atenção e quase não tinham estudado, demonstravam grande confiança. Parecia uma situação totalmente contrária do natural. Aquela que estava mais preparada era também a mais temerosa e pessimista. Aqueles que mal conheciam o assunto e estavam ali, em posição de vencedores, acreditando ser possível.
Sabe, isto é o que diferencia os vitoriosos dos fracassados. Os primeiros acreditam na vitória sempre, já os segundos, muitas vezes, são derrotados muito antes da batalha começar.
Sabe o que é pior? Ao final da prova, estive conversando com a representante de classe, que, aliás, havia tirado dez na prova, e, indaguei a respeito do comportamento desta outra pessoa. Era só na minha prova que se comportou assim? Este é o pior. Ela se porta desta maneira em todas as provas, em todas as situações de dificuldade, sempre se julgando incapaz e inferior aos outros. Não se achava preparada para nada na vida, sempre com receio de vencer.
Estas são as piores pessoas que existem. Possuem medo da vitória. Às vezes são as mais capacitadas, mas se colocam em uma situação de inferioridade e colocam tudo a perder. É impressionante como existem inúmeras pessoas assim. Muitas pessoas possuem postura de perdedores. Não acreditam nas próprias capacidades e sempre esperam pelo pior. Às vezes é até difícil compreender este comportamento, mas muita gente competente está fora do mercado de trabalho não é por falta de capacidade, mas por não acreditarem e se portarem como perdedores.
Só para vocês verem como este comportamento é cruel. Sabe como ela foi na prova? Muito abaixo das minhas expectativas. Sabe como foram muitos dos alunos que pareciam não serem capazes, mas se comportaram como vitoriosos? Muitos tiraram mais nota do que ela. É preciso mais do que os fracos podem oferecer. Acreditar não é recomendável, é preciso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário