quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ética e comportamento correto

Existem algumas atitudes que deveríamos desenvolver para sermos mais éticos na busca ou permanência num emprego. Algumas pessoas já possuem certa dificuldade já que podem estar no desespero, pelo fato de um bom tempo de desemprego, passando por necessidades e a beira de um abismo.
O primeiro motivo pelo qual deveríamos desenvolver uma atitude mais ética é não sofrer e encostar a cabeça no travesseiro com tranqüilidade para dormir. Fazer os outros sofrer, ludibriar ou levar vantagem de forma mesquinha pode nos levar a angústia, ao remorso e a ficar com peso na consciência. Este tipo de sentimento é como um buraco da chuva, quanto mais o tempo passa, mais ele abre. As nossas feridas também são assim, vão crescendo e nos angustiando a cada dia, podendo levar o indivíduo a um sofrimento incontrolável. Claro, que não é apenas esta situação que nos leva a sofrer, mas se cuidamos bem das particularidades da nossa vida, podemos semear mais alegrias e bonança do que outras coisas.
O que devemos fazer?
Em primeiro lugar, aprender a respeitar os outros. Lembre-se sempre, seja ele um mendigo, o presidente da republica, seu pai, um ladrão ou qualquer outro indivíduo deste planeta, todos merecem os mesmos direitos e atenção como cidadão. Não queira você julgar e dar tratamento diferenciado às pessoas. Deixe isto para os órgãos competentes. Faça você a sua parte que é a de tratar a todos com dignidade e cidadania, respeitando-os.
Tenha empatia pelas pessoas. Não seja alheio aos sentimentos dos outros, mas busque compreender as situações. Quando alguém está sofrendo, tente ajudar de acordo com as possibilidades.
Saiba conservar os relacionamentos. Não vá atrás das pessoas apenas quando precisa delas, mas aprenda a cultivar amizades de confiança múltipla. Crie uma grande rede de relacionamentos.
Tente não ser agressivo ou violento. Se ficar nervoso com alguém, busque dialogar. Nem sempre isto é possível, inclusive existindo momentos em que perdemos a cabeça, passando a discutir e agir de forma impensada. O segredo é exercitar o autocontrole, buscando disciplinar os próprios impulsos para não ceder à fúria em momentos de raiva e frustração.
Não culpe os outros pelos seus próprios erros, nem tente dar explicações superficiais sobre o próprio comportamento condenável. Na maioria dos casos é melhor ser sincero. Claro que corremos riscos ao assumir os próprios erros. Podemos perder o emprego e ficar marcados, mas é muito pior para aqueles que são desmascarados mais tarde. É melhor ser tachado de errado, mas sincero, do que de mentiroso, artimanhoso e sem escrúpulos.
Agora uma dica importantíssima. Não fique criando uma conspiração contra os outros em prol de uma rápida ascensão profissional. Muitas pessoas ludibriam os outros, criam contendas internas, inventam situações, tentam derrubar os chefes e fazem de tudo para ocupar o lugar dos outros. Existem inúmeros psicopatas de escritório, pessoas deploráveis. Estas pessoas estão fadadas a muito sofrimento no futuro e muita decepção.
Enfim, seja um bom cidadão, trabalhador, amigo, solidário e confiável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário