quinta-feira, 26 de maio de 2011

Olhe para você e note quem você vê

O caráter pode ser determinante na procura ou manutenção de um emprego. Ser honesto, íntegro e de boa índole pode ajudá-lo.
Se você é daqueles que quer levar vantagem em tudo, sem ao menos se preocupar se suas atitudes são corretas ou não, se prejudicam as pessoas ou não, se extrapolam os limites impostos pela sociedade ou não, pode ter certeza, você terá pouca possibilidade de obter sucesso profissional. Existem suas exceções e algumas pessoas de mau caráter podem até vir a ter sucesso, mesmo passando por cima de todos e tudo, mesmo enrolando e ludibriando os colegas de trabalho e os patrões, mas o mercado dificilmente tolera este tipo de atitude.
Por isto, quando for a uma entrevista de emprego, diga a verdade. Não finja ter experiência com o que não tem. Não diga ser o que não é. Seja você mesmo e diga a verdade quanto a suas qualidades e aptidões. Isto é preferível à mentira que mais tarde pode vir a tona e forçá-lo a revelar o que realmente é. Isto mostrará mais tarde, que você não tem caráter. Quando estiver trabalhando, seja honesto, ético, companheiro, respeitador, demonstre boa índole e nunca tente levar vantagem passando por cima dos outros.
No ambiente de trabalho, procure sempre demonstrar boa vontade para com as pessoas. Demonstre que você quer ajudá-las. Mostre que a empresa pode contar com você sempre, que você nunca vai utilizar os momentos propícios para tirar vantagem, mas que você é alguém íntegro, em quem todos podem confiar. Não tente tirar vantagem financeira dos outros e nem da empresa. Vale mais ganhar seu pequeno salário de forma limpa, do que correr o risco de manchar sua imagem e terminar pagando pela audácia e falta de escrúpulo. Nunca pense que outros fazem e por isto você também fará. Não pense que porque alguns políticos, empresários ou simples funcionários tiram vantagens de situações de poder ou oportunismo, você também pode ou deve fazer. Estas atitudes podem marcar sua história para o resto da vida. Mais vale ser conhecido como alguém trabalhador, competente, honesto e de boa índole, do que alguém que busca tirar vantagem em tudo.
Trate as pessoas com respeito. As mulheres do local de trabalho com dignidade. O chefe como alguém que dá rumo às ações da empresa. Os colegas de trabalho como membros da sua equipe.
Em um processo seletivo, se o entrevistador estiver entre você e outra pessoa com um perfil profissional idêntico, mas você tiver demonstrado melhor caráter, ele optará por contratar você.
Nosso caráter é mostrado em diversos acontecimentos que passamos na vida, como reagimos a eles e o que aprendemos com eles. Muitos fatores são determinantes: educação, cultura, cortesia, sinceridade, motivação, postura, nossos valores, entre outros. O caráter não é algo que nasce pronto, nem algo que não podemos mudar, por isto, independente de qual seja o seu, sempre vale a pena procurar melhorá-lo para se obter a confiança das pessoas não apenas na vida profissional, mas também no cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário