quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Fifa quer Copa do Mundo? Que faça

Adoro futebol, mas esta Copa do Mundo não deveria acontecer no Brasil. Além de sugar milhões em recursos do cidadão comum, ainda inflacionará muitas obras, porque no Brasil favorece-se a poucos em detrimento dos inúmeros.
Uma nova notícia que esta semana está me fazendo remoer de raiva são os incentivos fiscais a serem oferecidos pelo governo ao Corinthians para a construção do seu estádio. São mais de R$ 400 milhões para alguém fazer uma obra que não é pública e não renderá absolutamente bilheteria nenhuma ao governo. Que dinheiro mal empregado. Muitos passando fome, vivendo em condições mais do que precárias de saúde, sem teto para morar, e o governo paulista favorecendo um clube de futebol na construção do seu estádio.
Os governos não deveriam ter nada que se meter com Copa do Mundo. Se ela não acontecer, não muda nada na vida das pessoas, agora se a saúde, educação, infra-estrutura, entre outras pararem, aí sim é problema de governo.
Sabe o que é mais engraçado? Se o estádio for construído, os incentivos fiscais terão saído do povo, já que são estes que pagam os impostos, mas o patrimônio será privado de um clube de futebol, o que significa dizer que o “povo investe” no monumento, para quando precisar usar, pagar ingresso cuja arrecadação não volta em benefício do próprio povo, mas vai direto para o bolso do clube. Isto não tem lógica, já que se ao menos fosse um investimento em que o Estado fosse ressarcido ao longo dos tempos, faria até algum sentido.
Veja de maneira simplória o que estou dizendo. Alguém me pede para organizar uma festa, mas nem terreno eu tenho. Aí me conseguem um terreno de graça, mas eu ainda não tenho dinheiro algum para fazer a festa acontecer nele. Peço então que construam lá pra mim, já que como agora o terreno é meu, o patrimônio final também será meu. Consigo ainda não pagar nada para usufruir disto tudo ao longo de muitos anos, já que serão os outros que arcarão com toda esta dívida. E sabe o que é melhor? Vocês que se lascaram para construir tudo pra mim, no dia das festas terão que pagar para entrar e me ajudar a arrecadar ainda mais dinheiro com os eventos que lá acontecerão, ou seja, vocês me dão as coisas de graça, me ajudam a construir, me incentivam a manter, e quando tudo estiver pronto, ainda vou cobrar de vocês para entrarem lá. É tudo muito lógico nesta história, eu lucro muito e vocês se lascam mais uma vez.
Eu até hoje ainda não entendo o motivo de se fazer esta Copa no Brasil. Temos tantas necessidades mais imediatas do que construir ou reformar estádios e investir na redondeza. Aliás, olhem para a África e vejam o resultado da última Copa. Se gasta ainda mais agora para manter os estádios que foram construídos para o mundial. Corremos um sério risco de nos endividar com o evento, não o fazermos direito e ainda ficarmos com uma conta enorme para quitar e administrar. E tem aqueles que vão defender que é um investimento para o país crescer. Mentira. Quer atrair turistas? Invista em turismo e não em Copa do Mundo. Quer melhorar o espaço urbano? Invista nele não para a Copa do Mundo, mas porque enquanto moradores merecemos. Devemos investir para nós e não para os outros. A Fifa quer Copa do Mundo, que faça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário